Einstein na análise de dados, por João Cruz

site@2b-on.pt Notícias Leave a Comment

No ano transato cumpriu-se o centenário da apresentação da teoria que fez de Albert Einstein, “Einstein”. A mais brilhante, e abstrata, de todas as suas descobertas, a Teoria da Relatividade Geral. Mas 100 anos após a apresentação, os conceitos associados à sua elaboração são ainda demasiado abstratos para a esmagadora maioria das pessoas, incluindo aqueles que todos os dias são …

Fernando Matos

Inteligência Artificial: ameaça ou oportunidade? por Fernando Matos

site@2b-on.pt Notícias Leave a Comment

Alguns países estão já a introduzir a linguagem mais “falada” no mundo no ensino básico: a programação. Não deveríamos nós incluir igualmente a ciência dos dados? Ninguém tem dúvidas dos benefícios tremendos que a evolução tecnológica nos tem trazido desde a revolução industrial até às mais recentes inovações nas telecomunicações, internet, redes sociais, etc.. Mas ainda há muitas incertezas quanto …

Fernando Matos

Inteligência Artificial para quê? por Fernando Matos

site@2b-on.pt Notícias Leave a Comment

Colocar as perguntas certas é a pedra basilar na utilização de IA. A partir daí saberemos exatamente que dados recolher e podemos transformá-los em estruturas acionáveis. Não é fácil, mas nunca foi tão acessível testar. Respostas corretas a perguntas secundárias, são resultados irrelevantes. Não é fácil liderar na volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (V.U.C.A., na sigla inglesa) do mundo atual. E …

A imprevisibilidade, o divino e os algoritmos, por Luís Moniz

site@2b-on.pt Notícias Leave a Comment

Se as componentes analíticas – algoritmos, inteligência artificial, etc – podem aumentar racionalmente o nosso conhecimento e detectar novas opções, logo, diminuímos a imprevisibilidade. Mas só aparentemente. Tropecei em vários textos e vídeos de Idris Jala, ex-CEO da Malaysia Airlines entre 2005 e 2009, a quem foi atribuída a responsabilidade de ter resgatado a companhia aérea da falência. Há oito …

Sete estratégias analíticas para o marketing digital, por Luís Moniz

site@2b-on.pt Notícias Leave a Comment

A vantagem, mas também o maior desafio do digital, é que qualquer interacção dos consumidores é registada. Há um rasto digital, uma projecção do comportamento digital nos dados. Desde a consulta, acesso, uso de redes sociais, escolha de produtos, compras, etc. A miríade de dados é infindável e o crescimento avassalador. Em alguns sites o volume dos dados pode duplicar …