COVID 19 social Barometer

COVID-19 Social Barometer

Guilherme Ramos PereiraData Science, DSPA, Research, Use Cases 4 Comments

O COVID-19 Social Barometer consiste numa ferramenta online desenvolvida pela PREFLET, Associado Corporate da DSPA, com base num self-assement do risco de infeção do COVID19. Consiste numa aplicação que usa técnicas de data science em prol do combate à pandemia, aplicação que já chegou a mais de 60 países (traduzida em 6 idiomas) e a milhares de cidadãos, à qual a …

StayAlert

Projeto StayAlert | https://www.stayalert.net/

Guilherme Ramos PereiraData Science, DSPA, Research, Use Cases 4 Comments

StayAlert é um projecto de Data Analytics que importa da Física a Teoria de Redes e usando os modelos tradicionais de propagação do vírus. Para o seu desenvolvimento foram utilizados dados disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde, dados da evolução mundial do Covid-19 da Universidade Johns Hopkins e informação de mobilidade e respetivos padrões fornecida pela NOS, representando as zonas de …

Indústria 4.0: a gestão como palavra-chave

Joao GeraldesData Science, Evento, Indústria 4.0 5 Comments

O “Morning Insights on Industry 4.0” foi organizado pela DSPA com a colaboração do SAS e da Closer. Tendo como objetivo “a desmistificação do tema” da Indústria 4.0 através do debate e da apresentação de casos de estudo, o encontro dirigiu-se a profissionais C-Level e Cross Industry, mais especificamente aos diretores de fábricas, responsáveis de produção, planeamento, supply chain, qualidade …

Ética, boas-práticas e acreditação em destaque na DSPA Insights 2019

Joao GeraldesEthics, Insights, Sem categoria 3 Comments

A DSPA deu ontem (19.09) início à sua segunda conferência anual, na qual reuniu representantes empresariais, académicos e do setor em dois dias dedicados ao impacto da data science em Portugal e no mundo. Criada em 2018 com o propósito de atuar como mediador do ecossistema de data science em Portugal – ao coordenar diferentes stakeholders e oferecer uma plataforma …

“The role of data in health economics”, for a data scientists’ audience, by an economist

Joao GeraldesEvento, Insights 4 Comments

Tive o desafio da Data Science Portuguese Association para falar sobre “the role of data in health economics” (obrigado Guilherme Ramos Pereira!). Entre apresentar um paper (singelo) ou fazer uma apresentação genérica, a escolha acaba sempre na última – apesar de usar dados não sou data scientist, mas para quem possa ter interesse, deixo aqui a apresentação de hoje. Calculo que as discussões sérias tenham surgido …

SoftInsa mostra como a plataforma cognitiva ajuda as empresas na DSPA Insights

Joao GeraldesEvento 3 Comments

SoftInsa é uma das empresas que vão estar presentes na DSPA Insights, nos próximos dias 19 de 20 de setembro. Carlos Galveias, Associate Partner – Cognitive and AI Business Transformation na IBM, partilha o que vai apresentar na conferência dedicada a data science O que é que a Softinsa vai apresentar na DSPA Insights 2019? Nesta conferência organizada pela DSPA …

Rebis Consulting apresenta “Sentimental Analysis” na DSPA Insights

Joao GeraldesEvento, Insights 9 Comments

A Rebis Consulting é Silver Sponsor da DSPA Insights 2019. O seu novo serviço “Sentimental Analysis” será protagonista da presença no evento O que é que a Rebis Consulting vai apresentar na DSPA Insights 2019? Entre as nossas diversas soluções, incluindo a reconhecida área de Suporte SAP Analytics, destacaremos em particular o novo serviço “Sentimental Analysis”. Esta solução permite identificar, …