DS_PlayBook_Logo
A DATA SCIENCE NA PALMA DA SUA MÃO
O CONCEITO DSPA PLAYBOOK:

Vivemos numa era de transformação a grande velocidade! A integração do digital nas nossas vidas, com as vantagens e riscos que implica, tem uma consequência inevitável que é o trilho de dados que deixamos na nossa passagem e a utilização dos muitos dispositivos e serviços que usufruímos. A capacidade de transmitir, armazenar e combinar esses dados cria um potencial enorme para se transformar informação em conhecimento e eventualmente em inteligência.

Existem, no entanto, um sem número de desafios no acesso e na utilização desses enormes volumes de dados, quer de privacidade, ética, regulação, propriedade, ou sobre as capacidades necessárias para manusear e tirar proveito desta informação.

Mas existe uma consciência clara sobre o facto de quem souber gerir melhor o processo de transformação de informação em inteligência, terá uma posição de vantagem. Numa perspetiva pessoal, assimetrias de informação trazem vantagens para quem tem mais, num debate entre duas partes. A nível de carreira, essas capacidades são altamente valorizadas e em crescendo, no mercado profissional. Finalmente, a nível profissional e económico, uma empresa pode transformar a maior inteligência, que provém dos dados, em novos produtos, melhores campanhas promocionais, políticas de preços ou novos mercados poderão ser desenvolvidas.

A este processo de transformação de informação em inteligência chamamos-lhe Data Science! É uma ciência, mas também com algo de arte, na extração e organização dos dados para descobrir padrões, prever comportamentos futuros ou extrair conclusões que nos permitam tomar melhores decisões.

O principal objetivo deste Playbook ou Manual da Profissão de Data Science é reforçar o potencial destas técnicas para as empresas, e o interesse para os profissionais, tentando explicar que embora seja uma matéria complexa, é hoje possível e fácil de aceder. Os conhecimentos e processos estão acessíveis a qualquer profissional interessado, mesmo sem querer ser um especialista, ou para uma empresa, mesmo que seja uma Pequena ou Média empresa, ou sem grande estrutura humana ou económica.

A era da democratização do acesso ao Data Science está aqui! Esperamos que este documento e esta aplicação o possam ajudar neste acesso imediato e no desenvolvimento progressivo de conhecimentos e técnicas de Data Science.

A PLATAFORMA PLAYBOOK:

Este Playbook pretende contribuir para a resposta a este último desafio – Como se tornar um profissional de Data Science e IA!

Centramo-nos aqui, por dois motivos:

Mais Quantidade! Mais profissionais com conhecimento e formação vão acelerar a utilização destas técnicas;

Menos Complexidade! Pouca clareza no que significa ser um profissional de Data Science: quem pode aprender? Necessito de um grau académico? Posso aprender a meio da carreira? É imprescindível uma formação de base em estatística ou computação? Onde posso aprender as competências necessárias? Etc.!

Os três principais componentes do Playbook são: o conteúdo (as carreiras, as competências, os níveis, etc.), também o processo (passos e tempos) para saber e progredir, e as táticas (ações e atividade em função de uma situação e objetivo particular…).

A utilidade do Playbook e o impacto que pretendemos com a sua utilização vai ser medido pelo número de empresas e profissionais que o utilizarem, sendo que essa vai ser a medida do sucesso e da contribuição.

 

A QUEM SE DESTINA:

O Playbook destina-se a qualquer profissional ou empresa que pretenda aprofundar o seu conhecimento sobre as profissões de Data Science. Aqui poderão encontrar uma informação estruturada, mas condensada, sobre os percursos profissionais, as suas características e recomendações sobre como evoluir numa carreira.

Os principais destinatários são as PME’s e os seus profissionais, pelas características do mercado português, mas a informação aqui contida aplica-se igualmente a qualquer cidadão ou empresa interessada no tema.

As principais seções são as carreiras e as variantes da profissão, os conhecimentos gerais mais importantes para adquirir, os níveis de progressão e os skills necessários, exemplos de cursos, de aplicações práticas dos diferentes domínios, artigos e outras informações interessantes sobre cada domínio.

Também aqui as PME’s poderão encontrar ferramentas de autodiagnóstico no que diz respeito à sua maturidade em Data Science, assim como uma visão da maturidade nacional e internacional, nesta matéria.

QUEM NOS APOIOU:

Este Projeto, cujo conceito, objetivos estratégicos e objetivos operacionais foram desenvolvidos pela DSPA – Data Science Portuguese Association, foi viabilizado e realizado devido ao apoio de diversas entidades:

  • Portugal 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (eixo da Qualificação) no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, com um financiamento parcial a fundo perdido enquadrado na prioridade de investimento na qualificação e inovação das PME através da concessão de apoio à criação e ao alargamento de capacidades avançadas de desenvolvimento de produtos e serviços das PME;
  • Câmara Municipal do Fundão, entidade e município que desde cedo apoiou a DSPA no desenvolvimento e empowerment de uma visão estratégica e de abrangência alargada, regional e nacional, disponibilizando recursos para a operacionalização de projetos e convocando a DSPA para fóruns de debate com vista à implementação de metodologias, ferramentas e iniciativas potenciadoras da criação e alargamento do conhecimento e das capacidades dos ecossistemas de formação e ensino, social e económico;
  • Ao longo da implementação das ações e iniciativas do Projeto, a DSPA tem vindo a contar com o apoio, participação e contributos de representantes de entidades de naturezas tão diversas e representativas como Câmaras Municipais das Regiões Centro e Norte, Comissões Coordenadoras do Desenvolvimento Regional do Norte e do Centro, Associações Empresariais, Laboratórios de Investigação, Laboratórios Colaborativos e Centros de Interface Tecnológico, Agências de Investimento Regionais, empresas de Grande, Media e Pequena dimensão, e Profissionais, a título individual.
PERFIS DE DATA SCIENCE & AI:

Durante os últimos anos, o domínio dos dados foi alvo de grandes evoluções. O incremento da capacidade de entrega de soluções de Inteligência Artificial, a democratização de acesso a soluções de Big Data e Cloud e os novos avanços tecnológicos criaram um vasto conjunto de funções que exigem diferentes tipos de expertise. De forma a compreender os impactos destas evoluções, é necessário destacar a influência de três principais áreas de conhecimento no domínio de dados: Matemática, Ciências da Computação e Negócio. A conjugação das várias áreas de competência permite derivar um conjunto de perfis correspondentes à heterogeneidade de tarefas necessárias para o domínio de dados: Data Analyst, Data Engineer, Machine Learning Engineer e Data Scientist.

 

CONTEXTO GLOBAL DA DATA SCIENCE E AI

Divulgar o posicionamento e maturidade da Data Science e AI das empresas nacionais no contexto internacional é um dos propósitos da DSPA. Tendo como foco estabelecer-se no plano nacional e internacional como plataforma que estabelece um movimento concertado no domínio de Data Science e IA, na atração de empresas e de talento exterior para a sua fixação em Portugal e na cooperação no ensino de Data Science, a DSPA pretende complementar a estratégia nacional que tem sido implementada para tornar o país mais atrativo e competitivo no plano internacional.

Acreditamos ser possível juntar indivíduos, empresas e escolas, num espaço comum, não apenas para networking, mas para criar um veículo para acelerar a utilização das técnicas de Data Science e IA, pelo seu potencial de resolver problemas da sociedade, de crescimento económico e de proporcionar carreiras profissionais mais desafiantes e vantajosas.

 

O Utilizadores acreditam que Data Science e AI é crucial para liderar no presente e no futuro