Decorre nos dias 18 e 19 de setembro, @Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) - Edíficio C3 - Auditório principal.
A DSPA INSIGHTS 2024 será mais uma vez um dos mais importantes eventos de Data Science & AI em Portugal.
REGISTE-SE JÁ!
NÃO CONSEGUE PAGAR? CONTACTE-NOS: GERAL@DSPA.PT
Como parte do nosso compromisso com a inclusão, disponibilizamos um número limitado de bilhetes gratuitos para a conferência, para aqueles que nos contactarem. Acreditamos na promoção de um ambiente onde todos possam usufruir desta experiência enriquecedora.
RECRUITMENT GAMES
Em parceria com a Magma Studio, estamos a organizar um evento de recrutamento exclusivo onde estudantes e recém-graduados de universidades e politécnicos de todo o país e profissionais de empresas vão poder:
- conectar-se com profissionais representantes das empresas patrocinadoras do nosso evento
- apresentar-se a potenciais oportunidades de trabalho
- interagir com especialistas em Data Science, Negócios, Tecnologia, Recursos Humanos e muito mais.
DSPA AWARDS
PRÉMIOS INDIVIDUAIS - PROCESSO E JÚRI
Call aberta à Comunidade de Associados e Parceiros DSPA, através de diversos canais, para a nomeação dos candidatos aos 2 awards individuais.
Nomeações recebidas validadas(*) pelo júri da DSPA, composto por elementos dos seus órgãos sociais:
(*) validação do fit dos perfis profissionais nomeados pela comunidade com o âmbito das duas diferentes tipologias.
Decisão do júri quanto à short-list de 3 candidatos por categoria individual para votação aberta à Comunidade.
Votação da comunidade na App DSPA Playbook ao longo dos dois dias da DSPA INSIGHTS 2024 (até às 15h de 19 de Setembro).
Ponderação final do Júri + votação da comunidade.
Definição do Vencedor por categoria
DATA SCIENTIST OF THE YEAR - WINNER
Vânia Tavares
Technical Authority for the Life Sciences Industry | Senior Data & AI Engineer at Capgemini Engineering
DATA EXECUTIVE OF THE YEAR - WINNER
Nelson Pinho
Global Head of Digital & AI at EDP
DATA SCIENCE & AI INNOVATIVE PROJECT OF THE YEAR - WINNER
Os responsáveis dos projetos submeteram a sua candidatura no formulário DSPA. As candidaturas foram analisadas pelo júri da DSPA, composto por elementos dos seus órgãos sociais:
Decisão do jurí teve como critérios o grau de inovação e diferenciação da solução no recurso a técnicas e ferramentas de Data Science e AI e o impacto na organização e no mercado.
AiAction
(Projeto da AitecServ em colaboração com a Axis Communications & Junta Freguesia da Bajouca)AiAction é uma solução de video vigilância centrada na deteção de fenómenos de impacto ambiental, no caso, utilizando cameras normais e por via dos nossos modelos de machine learning de visão computacional, consegue detetar:
- Focos de incêndio - com capacidade de deteção de pequenos focos até 30km de distância;
- Deteção de água - permitindo detetar fugas ou inundações iminentes.
A solução permite uma monitorização 24x7, realizar a deteção e envio de alertas via para email, mobile e para o centro de monitorização.
DATA CHANGEMAKER OF THE YEAR - WINNER
Em parceria com Nova SBE Data Science Knowledge Center.
Nomeações recebidas e validadas(*) pelo júri da DSPA, composto por:
(*) validação do fit dos projetos nomeados com o âmbito data science.
O Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) 2030 estabelece metas ambiciosas para a gestão e tratamento de resíduos urbanos, exigindo melhorias significativas na logística e infraestrutura. No entanto, os indicadores de reciclagem e separação de resíduos estão longe de acompanhar o ritmo necessário para alcançar estas metas, tanto a nível nacional como europeu, demonstrando a necessidade de otimizar a rede de ecopontos.
O projeto da NILG.AI, que está a ser desenvolvido em colaboração com a ALGAR, no âmbito do programa de inovação aberta ReSOURCE, pretende dar resposta ao problema identificado, através da otimização da distribuição de ecopontos, recorrendo à IA e a dados geoespaciais, maximizando a acessibilidade e a cobertura em áreas residenciais e incrementando a quantidade de resíduos reciclados. Atualmente, o projeto está a ser pilotado nos Municípios de Lagoa e São Brás de Alportel, onde foram alcançados os primeiros resultados com um grau de concordância entre as sugestões da IA e as decisões humanas na ordem dos +80%. Até ao final de 2024, o objetivo é avaliar e otimizar o processo, para que, em 2025, seja possível expandir a implementação para toda a região do Algarve.