AI, Cyber & Regulation Executive Briefing

Como preparar a sua empresa para o AI Act, cibersegurança, proteção de dados e responsabilidade jurídica.

O que os CEOs, administradores e equipas de gestão precisam de saber sobre o AI Act, cibersegurança, proteção de dados e novas obrigações europeias – antes que se tornem um problema.

Uma manhã executiva para CEOs, Administradores, Diretores Jurídicos, IT, Compliance e responsáveis de RH que precisam de perceber, de forma prática, onde estão os novos riscos legais da sua organização e como agir antes que se transformem em multas, incidentes ou responsabilidade.

O que vai levar desta manhã?

  • Compreender as obrigações concretas da sua empresa ao abrigo do AI Act, NIS2 e RGPD.
  • Identificar os sistemas de IA que a sua organização utiliza e o respetivo nível de risco.
  • Sair com um roadmap prático de ações prioritárias para implementar na sua organização.
  • Saber quando e como reportar incidentes às autoridades competentes.

Sabia que?

  • As novas regras europeias estão a criar obrigações que já não podem ser tratadas apenas como questões de IT?
  • As coimas ao abrigo do AI Act podem atingir 35 milhões de euros ou 7% do volume de negócios mundial da empresa?
  • Ao abrigo da NIS2, os administradores podem ser pessoalmente responsabilizados por falhas na gestão de risco de cibersegurança?
  • Sabia que a utilização de IA para filtrar candidaturas, avaliar CVs ou apoiar decisões de recrutamento pode estar sujeita a requisitos específicos ao abrigo do AI Act?

Programa

  • Compreender as obrigações concretas da sua empresa ao abrigo do AI Act, NIS2 e RGPD.
  • Identificar os sistemas de IA que a sua organização utiliza e o respetivo nível de risco.
  • Sair com um roadmap prático de ações prioritárias para implementar na sua organização.
  • Saber quando e como reportar incidentes às autoridades competentes.
  • Insights finais e dúvidas.
  • Networking.

Para quem é este Executive Briefing?

  • Gestores e responsáveis de negócio;
  • Responsáveis de transformação digital e inovação;
  • Responsáveis e gestores de IT;
  • Responsáveis de departamentos jurídicos/compliance;
  • Consultores de negócio e tecnologia;
  • Encarregados de proteção de dados (DPO);
  • Responsáveis RH;
  • Responsáveis pela gestão e governance de informação.

Sobre as Formadoras

Inês Antas de Barros | VdA – Vieira de Almeida

Sócia da área de Comunicações, Proteção de Dados & Tecnologia, tem focado a sua prática nas áreas da cibersegurança, privacidade e proteção de dados pessoais, tendo prestado assessoria na realização de auditorias de compliance às bases de dados de empresas dos mais diversos sectores (indústria farmacêutica, saúde, segurador, telecomunicações e bancário). Tem trabalhado também na definição de estratégias de compliance, criação de políticas de privacidade corporativas e para websites, implementação de procedimentos de whistleblowing, definição e implementação de procedimentos de data Breach, definição de estratégias de governance e partilha de dados, bem como de big data & analytics. Tem uma vasta experiência na assessoria à adoção de novos produtos e serviços assentes em novas tecnologias (como inteligência artificial, machine learning e blockchain) e no aconselhamento jurídico em transações nacionais e internacionais que envolvam transferência de dados pessoais. Esteve também envolvida na elaboração de legislação de proteção de dados noutras jurisdições, nomeadamente em países africanos de língua portuguesa e Timor-Leste. É docente em cursos e pós-graduações de proteção de dados e cibersegurança no ISEG e escolas de Direito da Universidade NOVA de Lisboa e da Universidade de Lisboa, sendo também oradora frequente em conferências e workshops.

Magda Cocco | VdA – Vieira de Almeida

Sócia Executiva do Grupo Regulatório & Digital, tem uma vasta experiência a liderar equipas em projetos tecnológicos inovadores em várias jurisdições e regiões, nomeadamente na Europa e em África. Aconselhou várias organizações internacionais como a União Internacional de Telecomunicações, o Banco Mundial, a Agência Espacial Europeia e o Banco Europeu de Investimento. Tem prestado aconselhamento especializado a empresas e entidades públicas de diferentes indústrias sobre várias questões jurídicas da economia digital, desde comunicações eletrónicas e postais às tecnologias de informação e emergentes, tais como Inteligência Artificial, robótica, blockchain, nanotecnologia, Big Data e IoT. É membro do Conselho Consultivo do Observatório dos Ecossistemas e Infraestruturas Digitais (OEID), membro do Conselho Consultivo da APDC – Digital Business Community, membro da Direção do Portuguese Quantum Institute (PQI), e membro do European Union Digital for Development (D4D) Hub Private Sector Advisory Group (PSAG). Participou como Independent Expert na redação do primeiro General-Purpose AI Code of Practice do EU AI Office da Comissão Europeia.

Existem pré-requisitos?

Não existem pré-requisitos. O evento é desenhado para ser transversal a todas as indústrias e setores.

Não perca esta oportunidade de preparar a sua empresa para o AI Act, cibersegurança, proteção de dados e responsabilidade jurídica. Reserve já o seu lugar!

VAGAS LIMITADAS

Data: 04 de novembro, das 9h00 às 13h00

Local: World Trade Center, Lisboa

Associados DSPA: 290€ (+IVA)

Não-associados: 340€ (+IVA)

Nota: Inclui todas as sessões, coffee break e networking exclusivo.